No último domingo, 24, o fotógrafo e documentarista Cristian Dimitrius compartilhou em suas redes sociais o assassinato da sucuri ‘Ana Júlia’, encontrada morta a tiros à beira do Rio Formoso, em Bonito (MT).
Na postagem, o fotógrafo lamenta a morte de sua companheira, a qual foi personagem de seu documentário na emissora BBC há mais de 10 anos. Declarada como a Rainha do rio Formoso, a sucuri Ana Júlia media aproximadamente 6,5 metros.
Após a sua aparição no documentário, Dimitrius e sua equipe encontravam a sucuri regularmente, compreendendo parte do seu comportamento no habitat, bem como a sua importância ambiental. Além de também revelar a longa conexão com o animal que acompanha há quase duas décadas, se tornando uma presença familiar para suas filmagens na região de Bonito.
A sucuri havia se tornado uma espécie de celebridade local, onde protagonizou momentos de interação com os cinegrafistas, bem como contribuiu para pesquisas biológicas sobre a sua espécie. A notícia de sua morte abalou pessoas que acompanhavam o animal.
Na postagem, seguidores mostram indignação compartilhando e comentando a morte do animal pedindo justiça. “Essa sucuri foi personagem de vários documentários e foi morta por um estúpido sem noção. Que época vivemos onde esses crimes ainda ocorrem?”, questiona um seguidor.
*Matéria realizada com informações do Metrópoles.