Belém está vivendo um surto de gripe. Na última semana, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ficaram lotadas de pacientes em busca de atendimento. A Secretaria de Saúde do município (Sesma) disse que está tomando as medidas cabíveis para conter os casos e informou que a vacina contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e dos distritos.
A população a partir de 6 meses de vida pode tomar a vacina, que está liberada. O imunizante também está disponível no Vacimóvel – unidade itinerante de vacina da prefeitura. O aumento de casos de gripe, de acordo com a Sesma, está relacionado à sazonalidade do período climático e à incidência em outros locais.
Ainda de acordo com a Sesma, o surto de gripe não tem relação com a covid, mas as mesmas medidas podem ser tomadas para evitar a propagação do vírus: distanciamento social e o uso do álcool em gel e da máscara de proteção facial.
Procura pela vacina
Alguns seguidores do BT disseram não ter conseguido se vacinar nesta sexta-feira, 17, por não terem encontrado o imunizante nas UBS do Marco, Marambaia e Icoaraci. Entramos em contato com a Sesma e aguardamos retorno sobre a situação.