/

Festival de dança vai plantar 600 mudas em Parauapebas com ação sustentável

O Dança Carajás Festival vai plantar 600 mudas de árvores em Parauapebas, no sudeste paraense. As mudas serão plantadas pelos participantes do festival, durante a realização do evento que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro de 2024.

A campanha, chamada EcoPassos, é uma parceria do Dança Carajás com o Instituto de Agroecologia Latino Americano Amazônico (IALA), que disponibilizou as mudas e o espaço para a restauração do meio ambiente

Todas as mudas serão de espécies do bioma amazônico, entre elas, Andiroba, Copaíba e Castanheira, que vão receber o nome de cada participante do festival. Cada muda plantada tem um papel fundamental no ciclo da chuva, pela manutenção da umidade. 

Segundo o presidente do IALA, Ivagno Silva, a iniciativa é um marco: “Estamos satisfeitos em colaborar com o Dança Carajás nesta iniciativa significativa, que marca um passo importante na indústria de festivais de dança”, afirmou. 

Segundo o diretor geral do festival, Jarbas Alves, a arte tem o que é necessário para incentivar a preservação e conscientização: “O planeta grita por socorro. Vivemos em um momento em que todos precisamos agir para reduzir os impactos das mudanças climáticas, que já podem ser sentidos na pele, principalmente dos mais pobres. E a arte tem esse poder de transformação e de conscientização”, explicou.

O QUE É O FESTIVAL DE DANÇA CARAJÁS: 

A primeira edição do evento foi realizada em setembro de 2023, no município de Parauapebas. Durante quatro dias, 426 bailarinos, dançarinos e coreógrafos participaram de forma gratuita do evento. 

A oportuniade ainda permite um intercâmbio com profissionais renomados da dança, como: Fábio Alcantara, Adriana Assaf, Jhean Allex, Gui Negão e Rose Monteiro, que ministraram whorkshops para os participantes.

Em fevereiro de 2024, o festival levou cinco bailarinos para um intercâmbio em Buenos Aires, Bariloche e Lago Puelo, na Argentino. Todo o intercâmbio foi gravado e vai se tornar um documentário chamado “Dançando Além das Fronteiras”, que será lançando no final do primeiro semestre.