Um elefante gigante de cinco toneladas matou uma idosa de 80 anos e deixou outras cinco pessoas feridas durante um passeio em um safári no Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia (África), no último sábado (30 de março).
O animal de cinco toneladas perseguiu o grupo, que estava em um caminhão, por 800 metros. Segundo portais da imprensa internacional, o animal chegou a bater no veículo que acabou tombando.
Um vídeo registrado por uma pessoa que participa do passeio mostra o momento do ataque. O motorista tentou assustar o elefante com gritos, o que não impediu o ataque que resultou na morte de uma turista americana de 80 anos.
Veja momento em que elefante ataca jipe:
One international client killed by elephant in Kafue National Park from lufupa Lodge during Safari. Two injured and being evacuated to Lusaka. Full details being awaited from the operator through the Senior Warden Kafue Region. Very unfortunate indeed. pic.twitter.com/4ntbyhec1G
— Gina (@ginnydmm) April 2, 2024
O jornal britânico DailyMail divulgou o posicionamento do dono da empresa responsável pelo parque, Keith Vincent. O empresário afirmou que o acontecimento foi trágico:
“Por volta das 09h30 de sábado, os seis convidados estavam no safári quando o veículo foi inesperadamente atacado pelo elefante. Nossos guias são todos extremamente bem treinados e experientes, mas infelizmente o terreno e a vegetação bloquearam a rota do guia. Ele não conseguiu retirar o veículo do perigo com rapidez suficiente. Este é um acontecimento extremamente trágico e apresentamos as nossas mais profundas condolências à família da hóspede que faleceu. Também estamos, naturalmente, apoiando todos os envolvidos neste incidente angustiante. O falecido será repatriado para os EUA”, disse o empresário.
Um helicóptero foi enviado ao local e as autoridades estão investigando.
A mulher falecida foi identificada posteriormente como Gail Mattson, de 79 anos, pela família, corrigindo a idade inicialmente citada pela Wilderness.
O filho de Mattson, Blake Vetter, disse à CNN que a família soube da morte de Mattson pela embaixada dos EUA. Segundo Vetter, Mattson era avó e profissional aposentada de hipotecas.
“Ela era amada por todos e era o centro das atenções”, disse Vetter. “Quer dizer, ela tinha 79 anos e queria passar um mês na África. Ela seria a primeira a entender que isso poderia acontecer. Todos querem culpar o elefante e o motorista, mas não, foi um acidente.”
A filha de Mattson, Rona Wells, também postou sobre sua morte no Facebook e chamou a viagem de uma “aventura dos sonhos” para sua mãe.
“Gostaríamos de compartilhar algumas fotos incríveis da maravilhosa viagem de nossa querida mãe à África do Sul com seus amigos e familiares. Infelizmente, ela perdeu a vida em um acidente trágico enquanto estava em sua aventura dos sonhos”, disse Wells.
A Zâmbia é popular entre os viajantes de safári, graças a vários parques nacionais e à qualidade de seus guias.