/

Concurso Unificado: saiba o que pode e não pode levar para a prova

Concurso Unificado
As provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio (Foto: Freepik)

Faltando apenas 20 dias para a realização do aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, nesta segunda-feira (15), importantes orientações para os candidatos que participarão do certame, marcado para o dia 5 de maio. Confira o que pode e o que não pode levar para o dia da prova:

1- Cartão de confirmação

Entre as principais orientações destacadas pelo Ministério, está a obrigatoriedade de apresentação do cartão de confirmação de inscrição, disponível para impressão a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato. Além disso, é imprescindível portar um documento de identidade original com foto, conforme especificado no edital, sendo expressamente proibido o uso de cópias, mesmo que autenticadas.

2- Documentos

No que diz respeito aos documentos digitais, os candidatos devem acessar o aplicativo no momento da identificação, na entrada da sala, lembrando-se de testá-lo previamente para garantir seu correto funcionamento. O ministério alerta que não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam armazenadas na galeria do telefone.

3- Caneta preta

Outra recomendação importante é o uso de caneta preta de material transparente, sendo aconselhável levar mais de uma caneta, visto que não será permitido qualquer tipo de comunicação durante as provas.

4- Roupas e acessórios

Quanto ao vestuário, é recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis, considerando que serão dois turnos de aplicação e o candidato permanecerá sentado por longos períodos. No entanto, é proibido o uso de relógio de qualquer natureza, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

5- Porta-objetos

A Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, fornecerá envelopes porta-objetos aos candidatos que necessitem guardar itens como telefones celulares. Esses objetos deverão ser lacrados e identificados antes do início da prova, sendo guardados embaixo da carteira durante todo o exame.

6- Alimentação e aparelhos eletrônicos

Em relação à alimentação, os candidatos podem levar alimentos e água, desde que as embalagens dos alimentos estejam lacradas e as garrafas de água sejam transparentes. Entretanto, é terminantemente proibido o porte e/ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, durante as provas.

Destaca-se também que os candidatos não poderão levar o caderno de provas em nenhum dos turnos, e o tempo mínimo de permanência nos locais de provas será de duas horas em ambos os turnos. A saída antes desse prazo resultará na eliminação do candidato do concurso.

O edital indica que as vagas serão para lotação em 21 órgãos federais com remuneração inicial de até R$ 22 mil (Foto: Freepik)

Entenda sobre o Concurso Unificado:

Concurso Nacional Unificado (CNU) está com editais publicados. O “Enem dos concursos” terá as provas aplicadas no dia 5 de maio de 2024, em 228 cidades. As avaliações ocorrerão nos períodos da manhã e à tarde.

Organizado pela banca Fundação Cesgranrio, o CNU tem 8 editais publicados divididos por blocos temáticos com 6.640 vagas de níveis médio, técnico e superior para diversas especialidades. O edital indica que as vagas serão para lotação em 21 órgãos federais com remuneração inicial de até R$ 22 mil.

O Concurso Nacional Unificado aceitou mais de 600 mil pedidos de isenção da taxa e registrou 2.144.435 milhões de inscrições confirmadas.

Confira mais informações: