O povo indígena Anambé, residente na Terra Indígena Anambé, localizada nas margens do alto Rio Cairari, no município de Mojú, vive um momento histórico de resgate de sua língua e cultura. Composto por três aldeias – Aldeia Mapurupy, Aldeia Yrapã e Aldeia Yetehu – o povo Anambé emerge de um período de isolamento político, participando ativamente de eventos de grande porte, como a Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília em 2023 e a Semana dos Povos Indígenas do Pará em 2024.
Evento Cultural de Memória e Fortalecimento indígena
No último sábado, dia 20, a comunidade Anambé celebrou seu segundo evento cultural em memória das lutas históricas do povo. Organizado pelas próprias aldeias em parceria com a Escola local, o evento teve como objetivo ensinar e fortalecer os jovens e crianças Anambé, transmitindo-lhes o modo tradicional de vida por meio de atividades como jogos de arco e flecha, canoagem e danças tradicionais.
Movimento de Retomada
Este movimento de retomada cultural reflete um desejo profundo do povo Anambé de preservar suas tradições ancestrais e fortalecer sua identidade cultural. A participação ativa em eventos e a realização de iniciativas como o evento cultural hoje evidenciam o compromisso da comunidade Anambé em manter viva sua história e cultura para as futuras gerações.
Já conhece o Instagram do BT Amazônia? Segue a gente lá! Clique aqui