A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na abordagem agressiva a um homem em imagens que foram filmadas na última terça-feira, 23, na zona norte de São Paulo. A própria vítima, identificada como César, teria sido a responsável por solicitar a presença dos agentes após ser ameaçado com uma faca por um cobrador de aluguel.
Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) justificou o afastamento: “a conduta dos policiais contraria os protocolos operacionais da PM, que instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos. A instituição não compactua com desvios de conduta ou excessos de seus agentes”.
REPERCUSSÃO APÓS ABORDAGEM DA PM
O vídeo chegou a ser compartilhado pelo deputado estadual paranaense Renato Freitas (PT), em suas redes sociais revelando que César teria recebido uma cobrança indevida de aluguel, que já estava paga, e foi ameaçado com uma faca pelo ex-marido da proprietária da residência.
Ele então decidiu acionar a polícia, como revelou Renato: “Com a chegada dos PMs, a vítima vira criminoso. Agredido pelos policiais, apesar de ser defendido pela dona da casa, que afirma ter recebido a quantia pelo aluguel”, disse Freitas em suas redes sociais.
23/04/2024. São Paulo. Brasil.
Morador recebe cobrança de aluguel que já estava pago. O cobrador, ex-marido da dona do imóvel, o ameaça com uma faca. O morador aciona a polícia.
Com a chegada dos PMs, a vítima vira criminoso.
Mais uma ação abusiva da polícia. pic.twitter.com/SJsRLZHdCj
— Renato Freitas (@Renatoafjr) April 25, 2024
O vídeo voltou a viralizar nas redes sociais nesta sexta-feira, 26, causando mais repercussão ao caso. Nas imagens é possível ver a vítima visivelmente angustiada com a mão nos olhos, após o uso de spray de pimenta.
LEIA MAIS EM: BTMAIS.COM.BR