//

Fórum Paraense reúne esforços contra impactos do mercúrio na Bacia do Tapajós

Após longas negociações e esforços conjuntos, finalmente se concretizou o primeiro encontro do Fórum Paraense de Combate aos Impactos da Contaminação de Mercúrio na Bacia do Tapajós. Essa iniciativa, muito aguardada por organizações da sociedade civil, Ministério Público do Pará e Ministério Público Federal, marca um importante passo na luta contra os efeitos danosos do mercúrio.

Reunião de Fórum para discutir impactos ambientais ocorre no Pará.

O FÓRUM

Realizado na última terça-feira, 30, na UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará, o encontro teve como principal objetivo promover a discussão e ações concretas relacionadas aos impactos do mercúrio na saúde pública e no meio ambiente. Um dos focos centrais é combater atividades ilegais e crimes ambientais, como o garimpo, que têm contribuído significativamente para a contaminação por mercúrio na região.

“O Fórum tem como objetivo principal promover a discussão acerca das questões relacionadas aos impactos do mercúrio para a saúde humana e meio ambiente, de modo a fomentar ações concretas de tutela à saúde do trabalhador, das populações do campo, da floresta e das águas, dos povos e comunidades tradicionais, da população em geral e ao meio ambiente. O intuito é inaugurar um espaço de reflexão, análise, debate e encaminhamentos de ações pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Estado do Pará, em conjunto com a sociedade civil e órgãos estatais, sobre a problemática da contaminação mercurial na Bacia do Tapajós, notadamente na microrregião de Itaituba/PA”, destaca a Diretoria do Instituto Evandro Chagas no Pará.

Foi o primeiro encontro do Fórum

A reunião contou com a participação de especialistas, autoridades e representantes de comunidades tradicionais, visando encontrar soluções efetivas para proteger a saúde da população, da floresta e das águas. A união de esforços entre os diversos setores da sociedade é fundamental para enfrentar esse desafio complexo e urgente, garantindo um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Leia mais: btmais.com