As regiões sul e sudoeste da Bahia são as mais prejudicadas pelas fortes chuvas que têm atingido o estado desde o mês de novembro. A Defesa Civil informou que o número de pessoas afetadas em todo o estado chegou a 378.286. Foram confirmadas 18 mortes e 67 cidades estão em estado de emergência.
Neste domingo, 26, viralizou na internet um vídeo que mostra peixes na pista do aeroporto de Ilhéus, no sul do estado, após o rio Cachoeira transbordar. Segundo a concessionária que administra o aeroporto, os peixes buscaram abrigo no sistema de drenagem neste sábado, 25. Apesar do ocorrido, as operações de voo não foram afetadas.
Outro vídeo foi registrado em uma rodovia, que ficou alagada após os temporais que fizeram transbordar o rio Cachoeira.
Em Itabuna, a força da água destruiu parte da estrutura de um depósito de botijão de gás e centenaas de botijões foram arrastados pela água nas ruas da cidade. Veja o vídeo:
Um morador do município de Dário Meira, no sul do estado, fez um vídeo mostrando a situação das casas invadidas pela água e pedindo ajuda para as famílias afetadas.
Ajuda
O estado do Ceará enviou bombeiros e viaturas para apoiar os municípios atingidos na Bahia. O governador Rui Costa e o ministro da Cidadania, João Roma, visitaram Ilhéus neste domingo para monitorar os estragos causados pelos temporais.
A União anunciou o repasse de recursos aos municípios para estruturar os espaços que abrigam os desalojados e desabrigados, no valor médio de R$ 400 por pessoa. Cestas e alimentos também serão entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Youtuber Whindersson Nunes anunciou em suas redes sociais que irá leiloar bens pessoais e o valor arrecadado será destinado a povos indígenas atingidos pelas chuvas no estado.
Em Itororó já são 200 desabrigados; em Guaratinga, 600 pessoas ficaram desabrigadas e 58 casas desabaram. Na região norte da Bahia também há cidades afetadas, como Ibipeba e João Dourado. Na capital, Salvador, foram registrados vários pontos de alagamento; a chuva já ultrapassou em cinco vezes o volume previsto para o mês de dezembro.
O Rio Cachoeira, que corta a cidade de Itabuna, subiu 9 metros e a prefeitura decretou estado de emergência. Cerca de 600 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.