/

Helicóptero uruguaio ajuda em resgates no Rio Grande do Sul, diz Lula

Um helicóptero uruguaio está em operação no Rio Grande do Sul para prestar socorro às vítimas das enchentes que assolam o estado desde o fim de abril. A colaboração internacional foi confirmada em nota divulgada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e no perfil oficial do presidente Lula.

Na última terça-feira (7), o portal Folha de S. Paulo, baseado em declarações do secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul, informou que o governo federal teria recusado a ajuda oferecida pelo país vizinho.

Presidente Lula cumprimenta o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em visita a regiões castigadas por inundações (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A Secom esclareceu que o governo brasileiro não recusou a oferta de ajuda feita pelo Uruguai. Segundo a nota oficial, o helicóptero emprestado pelo país vizinho tem sido de grande importância para auxiliar os socorristas nas operações de resgate.

Em suas redes sociais, Lula declarou: “o Brasil é grato ao Uruguai pela ajuda e pronto-auxílio“.

SOBRE O HELICÓPTERO

Juntamente com o helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião. Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.

Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave.