Nesta sexta-feira, 10, o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço para o início das construções dos viadutos das avenidas Independência e Três Corações, ambos nos cruzamentos com a avenida Mário Covas, em Ananindeua. Os projetos, executados pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), visam melhorar a mobilidade urbana, criando corredores alternativos para o tráfego na região. O serviço faz parte das obras de mobilidade para a cop 30, que acontece em novembro do ano que vem em Belém
Ordem de serviço para construção de viadutos é assinada em evento em Ananindeua
O evento foi realizado na quadra de esportes do conjunto Abelardo Conduru, na avenida Três Corações, contando com a presença da primeira-dama, Daniela Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, secretários do Governo, políticos locais e a população de Ananindeua.
Benefícios para a Comunidade
As obras, que beneficiarão milhares de pessoas, foram elogiadas pelos moradores da região, ansiosos pelos benefícios que os viadutos trarão para a mobilidade urbana. Motoristas como Thiago Océlio comemoram a redução do tempo perdido no trânsito, enquanto moradores como João Amorim destacam a melhoria na qualidade de vida e a economia de tempo.
Projeto Estratégico para Solução Viária
Os viadutos se somam a outros projetos viários em execução na região, como os viadutos na rodovia BR-316 com a av. Independência e com a Alça Viária, além do já entregue viaduto da Ananin. Esses projetos são parte de uma estratégia para garantir mobilidade e qualidade de vida aos moradores, segundo a diretora-geral do NGTM, Leila Martins.
Funcionalidade dos Novos Viadutos
Independência x Mário Covas: Com 39 metros de comprimento, o viaduto será construído na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência, oferecendo um corredor alternativo de tráfego para acesso ao centro de Belém.
Três Corações x Mário Covas: Com 44 metros de extensão, esse viaduto terá uma “alça” fazendo a ligação entre a avenida Três Corações e a avenida Mário Covas, permitindo a livre conversão à esquerda para a saída da Três Corações em direção ao centro de Belém, ingressando na avenida Mário Covas. Sob a alça do viaduto, haverá uma rotatória que facilitará as demais conversões, proporcionando maior fluidez ao tráfego em um ponto crítico de circulação de Ananindeua.
Já segue o BT Amazônia no Instagram? Clique aqui