//

Festival Aceita: Milton Cunha prepara cenografia de evento para promover diversidade amazônica e meio ambiente

Foto: Globo / Francisco Cepeda

O paraense Milton Cunha, reconhecido como um dos carnavalescos mais icônicos do Brasil, está iniciando seu mais recente projeto na Amazônia: o Festival Aceita. Com uma proposta de promover a diversidade amazônica e a preservação do meio ambiente, o evento reunirá mais de 30 atrações, entre artistas nacionais e internacionais do universo LGBTQIAPN+, para construir um cenário pop e musical único. Marcado para os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2024, o festival acontecerá no Espaço Marine Club, em Belém.

FESTIVAL ACEITA

De acordo com os idealizadores, a proposta do festival vai além do entretenimento e busca aliar o debate sobre direitos humanos, diversidade e a relevância da região amazônica para a sobrevivência da humanidade. A Amazônia, com toda a sua pluralidade cultural e biodiversidade, servirá como palco não apenas para a festa, mas também para a COP-30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

“O nome ‘Aceita’ me atrai demais, porque é um verbo democrático, de paz, mas tem também uma ordem: ‘aceita’ que dói menos. A gente não vai dar um passo pra trás. É luta e, no final, se aceite do jeito que você é”, afirmou Milton sobre o conceito do festival. 

O Festival Aceita, realizado pela Criattiva e Cavallero, sob direção criativa de Cássio Nogueira e direção executiva de Lany Cavaléro, conta com a colaboração de diversos profissionais, incluindo o renomado cenógrafo Milton Cunha, responsável pela criação visual do evento.

INSPIRAÇÃO

 Idealizada na década de 1970 pelo sociólogo carioca, Luís Bandeira, a ‘Festa da Chiquita’ é uma das maiores inspirações para o ‘Festival Aceita’, de acordo com Milton que adiantou que o atual diretor da Festa da Chiquita, Eloi Iglesias, será um dos homenageados. “Falando do Eloi, a gente fala de todas as pessoas que lutaram nessas décadas inteiras pra gente chegar aqui. Tem uma luta do LGBTQIA+ do Pará que não começa agora, desde o início do século XX”, afirmo.

Atual diretor da Festa da Chiquita, Eloi Iglesias será homenageado no Festival Aceita.
Atual diretor da Festa da Chiquita, Eloi Iglesias será homenageado no Festival Aceita.

Realização: Criattiva e Cavallero

Diretor Criativo: Cássio Nogueira

Diretora Executiva: Lany Cavaléro

Dir. Artístico: Romário Alves

Dir. Comunicação: Luma Nascimento (presentyzmo.com)

Dir. Produção e Gestão Criativa: Vinicius Alves(Fervo2k20.org )

Arquitetura&Engenharia: Cláudio Cardoso (Acli Arquitetura+C³ Consutling)

Cenografia: Milton Cunha (Buraco da Lacraia)

Leia mais: btmais.com.br
Siga o BT no Instagram: instagram.com/btmaisoficial
Siga o BT no Twitter: twitter.com/belemtransito
Siga o BT no Facebook: facebook.com/belemtransito