Na manhã desta quarta-feira, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, visitaram um abrigo montado dentro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Terceiro encontro com a população que sofre com as inundações no estado, desta vez visando o anúncio de novas medidas de enfrentamento às inundações. O presidente está cumprindo a agenda presidencial junto aos ministros, a fim de detalhar as ações efetivas para a reconstrução do estado, sob comando do Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta (PT).
Abrigo Unisinos – A Universidade acolhe cerca de 1,5 mil pessoas, sendo até o momento o maior abrigo do município. A cozinha possui acompanhamento de nutricionistas, profissionais da área da gastronomia e apoio de voluntários para servir 2 mil refeições por dia. Ademais, o espaço acolhe pets, oferendo atividades recreativas e segurança a todos os acolhidos.
Ao desembarcar no Rio Grande do Sul, o presidente anunciou que uma das medidas a serem tomadas será a garantia de morada a todas as famílias afetadas pelas enchentes. “A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa vai ter sua casinha”, disse o presidente.
Segundo o colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, o governo federal irá conceder o valor de R$ 5,1 mil às famílias desabrigadas do estado, em um programa que se chamará “Recomeço”. O auxílio poderá ser usado pelas famílias na reconstrução de suas casas, compras de móveis, eletrodomésticos e até financiar os serviços.
*Matéria realizada com informações do Portal Metrópoles.