A prefeitura de Ananindeua recebeu pelo segundo ano consecutivo a nota máxima (A) no Índice de Análise da Capacidade de Pagamento (CAPAG), enquanto o governo do estado do Pará obteve nota B, conforme dados divulgados pelo Tesouro Nacional.
O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), expressou sua satisfação com a manutenção do município no topo do ranking dos entes com saúde fiscal em excelente estado. Em um contexto de crescente demanda por investimentos e melhorias nos serviços públicos, a CAPAG dos Entes Subnacionais assume papel crucial como indicador da saúde fiscal de estados e municípios.
CAPAG ANANINDEUA
A CAPAG é uma análise criteriosa da situação fiscal que permite avaliar se novos empréstimos representam riscos para o Tesouro Nacional, promovendo transparência e segurança nas finanças públicas.
A avaliação da CAPAG, regulada pela Portaria Normativa MF nº 1.583, de 13 de dezembro de 2023, considera três indicadores principais: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Esses elementos fornecem um diagnóstico preciso da solvência dos governos locais, garantindo que suas finanças estejam em ordem antes de contrair novos empréstimos com garantia da União.
O prefeito de Ananindeua falou sobre o resultado da análise: