Nesta última quinta-feira, 16, o governo federal prevê lançar um sistema de alerta de emergências sobre chuvas e deslizamentos de encostas ainda no primeiro semestre de 2024. A tecnologia, chamada de “Cell Broadcast” é fruto das parcerias do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e desastres (Cenad), Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e companhias telefônicas.
Cell Broadcast – O sistema adotado visa o disparo massivo de mensagens de texto (SMS), alertando a população da região sobre a previsão de chuvas fortes e desastres, basta que o aparelho e o sistema estejam ativos.
As informações que servirão de base para o sistema poderão vir da Defesa Civil do município, estado ou governo federal. Ademais, a ferramenta vem sendo estudada há alguns anos pelo governo e se insere em um conjunto mais amplo de sistemas de disparo de mensagens já existentes no país.
Segundo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun, a ferramenta será testada em um projeto-piloto em pelo menos dez cidades no primeiro semestre. “São cerca de dez cidades que escolhemos como piloto por conta de algumas características específicas, algumas por tecnologia que utiliza”, disse.
No entanto, ainda não há uma data oficial para que o novo sistema de alerta seja lançado em todos os municípios do país. Ainda para Braun, a implementação da ferramenta leva tempo, pois depende de uma criação cultural interna por parte dos agentes da Defesa Civil municipal e estadual, já que vão operar o disparo de mensagens.
O Cenad recebe informações das agências federais como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Agência Nacional de Águas (ANA) e repassa para estados e municípios. No entanto, o Braun destaca que as informações também podem ser nível local.
“O Rio de Janeiro, por exemplo, tem capacidade de aprimorar essa informação e tem seus próprios mecanismos de previsões de tempo. Pode ser que ele tenha uma informação que nós, federalmente, não tenhamos de que vai acontecer um desastre”, exemplificou Braun.
Para ter os alerta em seu celular, basta mandar seu CEP para o número “4099”. Já para os estrangeiros, não possuem o DDD brasileiro, não poderá acessar o sistema.
*Matéria realizada com informações do Portal o Globo.