O Sebrae Pará vai realizar a Semana do Microempreendedor Individual, um dos eventos mais esperados pela categoria e que está em sua 15ª edição. Trata-se do maior evento de empreendedorismo e negócios para o segmento no Brasil, com programação online e presencial.
Na Semana do MEI, que vai acontecer nos dias 20 a 24 de maio, serão ofertadas 422 capacitações em 89 municípios onde o Sebrae atua por meio de suas agências regionais ou nas Salas do Empreendedor mantidas em todas as regiões do estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal de inscrições (Clique Aqui).
Nesta edição, o evento vai focar em setores com maior abertura de empresas no estado, como: comércio varejista de artigos de vestuário, cabeleireiros e manicures, minimercados, promotores de vendas e restaurantes.
Atualmente, no Pará, estão registrados 226.528 MEI, destes, 30% estão em Belém e a expectativa do Sebrae é atender cerca de 10 mil MEI durante a programação. Tanto em Belém quanto nas agências em outras cidades do estado, os atendimentos ocorrerão das 8h às 18h.
FORMAS DE ATENDIMENTO
Durante o evento, os donos de pequenos negócios ou aqueles que desejam empreender vão ser atendidos conforme o estágio de seus empreendimentos, como: formalização, regularização ou negociação de dívidas.
Em Belém, serão 20 guichês de atendimento, além de uma Feira de Negócios onde serão comercializados produtos de 10 empresas dos segmentos de beleza e estética, economia criativa e alimentação fora do lar.
Também vai haver a apresentação de casos de sucesso em um espaço em que serão abordadas 30 histórias ao longo da Semana do MEI, onde empreendedores com histórias de sucesso contarão suas experiências para uma plateia ávida por conhecimento.
O espaço temático pretende gerar relacionamento entre os empreendedores, pois em cada dia, vão acontecer reuniões em bate-papo com outros empreendedores com abordagem em suas histórias e ações bem-sucedidas.
DE OLHO NA COP 30
No atendimento da Semana do MEI em Belém, um dos espaços temáticos será o da COP 30 – como aproveitar o evento para empreender – um local destinado aos empreendedores que poderão aproveitar as oportunidades que virão por conta do evento internacional, que será realizada em Belém e que está sendo trabalhado pelo Sebrae em quatro eixos de atuação: mobilidade urbana, hospitalidade, economia criativa e alimentos e bebidas.
Live Estúdio
A Semana do MEI também vai contar com a produção de conteúdos digitais e transmissão de lives com casos de sucesso, orientações e muita informação. Outro destaque será a Oficina Experiência Taxista – que oferecerá o aprimoramento de atendimento da categoria, visando a COP 30.
Arena Digital
Um dos destaques da programação deste ano, será a “Arena Digital” com discussões para a inserção digital do MEI e oportunidades de negócios na web. Serão palestras sobre marketing digital, redes sociais, novas tecnologias e criação de conteúdo, além de bate-papo com influenciadores digitais e empreendedores paraenses que são destaque na web.
Entre as atrações estão representantes de marketplaces como Mercado Livre, os especialistas nacionais do assunto, Rapha Falcão e Juliano Kimura e João Barcelos, embaixador do Ifood.
ESQUENTA PARA A SEMANA DO MEI
Para mobilizar empreendedores e demais interessados a se inscreverem e participarem da Semana do MEI, o Sebrae preparou uma série de ações para serem acompanhadas de maneira online e em pontos estratégicos de Belém e agências em algumas cidades do estado.
Uma live “esquenta” será transmitida nesta sexta-feira, 17, nas redes sociais do Sebrae para convidar o público. Será um bate-papo com esclarecimentos completos sobre o evento.
Pontos estratégicos
Em Belém, a unidade móvel do Sebrae levará informações sobre a Semana do MEI e vai mobilizar inscrições nas feiras da cidade. No dia 17 de maio, no Ver-o-Peso, Feira da 25, Marambaia, Tapanã e Cidade Nova.
Serão distribuídos material promocional para os feirantes e trabalhadores locais: bonés, aventais, displays, PVC para preços e checklist sobre como se beneficiar da COP 30. A mesma ação será realizada no mesmo dia com brindes em Santarém, Marabá, Castanhal e Capanema.
Serão feitos diversos atendimentos, como formalização, emissão de documentos, orientações especializadas, alteração/atualização de cadastros, baixa de MEI, desenquadramento, negociações de dívidas e Declaração Anual do Simples Nacional, cujo prazo termina no próximo dia 31 de maio.