//

Última etapa da macrodrenagem do Canal da Mundurucus foi entregue em Belém

A última fase da macrodrenagem do Canal da Mundurucus, em Belém, foi entregue na última sexta, 17, além dos últimos retoques de pavimentação asfáltica com as equipes da Secretaria de Estado de Obras Públicas. 98% das obras estão concluídas, de acordo com o governo do Pará.

No trecho, de cerca de 400 metros, entre as passagens Bom Jesus e Teófilo Conduru, no Guamá, foram instaladas redes de esgoto e de distribuição de água, sistemas de drenagem pluvial, calçadas novas, rampas e passarelas. A obra beneficiará cerca de 300 moradores dos bairros do Guamá, Marco, Canudos e Terra Firme. Os últimos 60 metros estão sendo preparados para abrigar uma feira, que será administrada pela Prefeitura de Belém. 

Macrodrenagem no Canal da Mundurucus

Durante anos, o Canal da Mundurucus ficou sem manutenção adequada, o que resultou em desmoronamentos nas laterais e assoreamento do leito. As intervenções da SEOP, desde a entrega da primeira fase até a finalização dos últimos 400 metros, proporcionam agora um espaço de qualidade e revitalizado para a população.  

As obras de macrodrenagem, incluindo todo o sistema de drenagem urbana, desempenham um papel crucial no escoamento das águas pluviais, prevenindo inundações.  

ETAPAS ANTERIORES DO CANAL

A primeira fase, entregue em janeiro de 2024, incluiu um trecho de 300 metros de canal retangular em concreto, uma praça, 600 metros de rede de esgoto, 600 metros de rede de distribuição de água, 240 metros de rede de drenagem pluvial, 600 metros de pavimentação asfáltica, além de calçadas, rampas de acessibilidade e duas passarelas.

Por enquanto, a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba já ofereceu à população 3.095 metros de canal retificado, com sistemas de drenagem, pavimentação, esgotamento de águas e urbanização, incluindo infraestrutura e saneamento básico.

Leia mais: BTmais.com