//

Ativista e Cacica, Déburah Apurinã é a primeira indígena doutora em Naturopatia do Brasil

A ativista e Cacica da Aldeia Kassiry Apurinã, no Amazonas, Déburah Apurinã, é a primeira mulher indígena do Brasil com título de Doutora Honoris Causa em Naturopatia, nos Estados Unidos, e se torna referência nacional na medicina natural.

À página Embaixada Encontro dos Povos, Déburah disse: “Sou bisneta do Cacique Teixeira Apurinã. Em vida, ele sofreu muito pata ter suas terras demarcadas. O meu tronco tem muita ressistência e vou continuar lutando pelos direitos que foram violados do nosso povo”.

A conquista da ativista e líder de seu povo é um reconhecimento por uma luta diária contra o preconceito e a invisibilidade aos povos originários, que buscam ocupar seus espaços e vivem em harmonia com os ensinamentos da mãe natureza e conhecimentos ancestral. Sobretudo no Brasil, que têm em seu território a Amazônia.

A NATUROPATIA

A Naturopatia é uma medicina natural de cuidados à saúde, que enfatiza a prevenção e o tratamento de doenças através de métodos naturais e não invasivos. Ela se baseia na crença de que o corpo tem uma capacidade inata de se curar e visa apoiar e estimular esse processo natural, com auxílio da mãe natureza.

Indígena do Amazonas é a primeira mulher a se tornar doutora em naturologia.

CURA NATURAL

Essa medicina natural considera a pessoa como um todo, incluindo aspectos físicos, mentais e emocionais, e não apenas os sintomas da doença. Utiliza tratamentos naturais como dieta e nutrição, fitoterapia (uso de plantas medicinais), hidroterapia (uso de água para tratamento), acupuntura, e manipulação física.

Déburah Apurinã é Doutora Honoris Causa em Naturopatia.

Naturopatas são profissionais de saúde que são treinados em várias modalidades de tratamento natural e trabalham frequentemente em conjunto com médicos convencionais para oferecer um cuidado integrado ao paciente

Leia mais: BTmais.com