/

Cidade gaúcha registra 1ª morte por leptospirose desde início dos temporais

Leptospirose
Eldo Gross faleceu devido à leptospirose em Travesseiro — Foto: Arquivo pessoal

A cidade de Travesseiro, localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, registrou a primeira morte por leptospirose desde o início dos temporais que têm assolado a região há quase um mês. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a informação, que foi divulgada pelo vice-prefeito de Travesseiro, Tiago Weizenmann.

Eldo Gross, de 67 anos, é a vítima fatal da doença. Ele foi internado no Hospital Municipal Marques de Souza, no município vizinho de mesmo nome, na última terça-feira, 14. Na quinta-feira, 16, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bruno Born, em Lajeado. Gross não resistiu e faleceu na sexta-feira,17.

Além deste caso fatal, outros três casos de leptospirose estão sendo monitorados pela rede de saúde local, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Travesseiro. A contaminação e a subsequente morte de Eldo Gross foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que publicou os resultados das análises de sangue realizadas pelo Laboratório Central gaúcho em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 30.

O secretário de Saúde de Travesseiro, Júnior Weizenmann, atribuiu a ocorrência da doença aos fortes temporais que têm afetado a região, sendo o Vale do Taquari uma das áreas mais atingidas.

O QUE É LEPTOSPIROSE?

Leptospirose
Foto: reprodução

A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida pela urina de ratos e outros animais, frequentemente associada a enchentes e inundações, que podem levar a água contaminada a residências e áreas públicas. As autoridades de saúde locais reforçam a importância de medidas preventivas e vigilância contínua para evitar novos casos.

LEIA MAIS: btmais.com.br