Projeto de restauro da Basílica de Nazaré promove ação com estudantes em Belém

Durante o mês de maio, alunos dos cursos técnicos de informática e administração da Escola Estadual Deodoro de Mendonça participaram de uma ação educativa que integra o projeto de conservação e restauro da Basílica e Santuário de Nazaré. 

Os estudantes dos turnos da manhã e da tarde receberam noções sobre preservação do patrimônio e a história e a memória coletiva da sociedade. A ação educativa faz parte das atividades previstas no projeto de restauro e conservação da Basílica Santuário.

Patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a iniciativa proporcionou palestras e oficinas sobre a importância do patrimônio histórico. Segundo a coordenadora do projeto de restauro, Luci Azevedo, o objetivo da ação educativa é promover a interação dos estudantes com o patrimônio histórico, em especial a Basílica de Naza. 

Projeto de restauro da Basílica de Nazaré promove ação com alunos do ensino médio. Imagem: Reprodução
Projeto de restauro da Basílica de Nazaré promove ação com alunos do ensino médio. Imagem: Reprodução

Parcerias e envolvimento da comunidade

A ação contou com a parceria do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a presença da analista técnica Maryclélia Neves, da coordenação de Patrimônio do IPHAN. 

As atividades também foram acompanhadas pela professora Magali Caldas, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Pará, que destacou a importância do projeto para ampliar os conhecimentos dos alunos.

“A restauração da Basílica tem sido um modelo pelo fato de estar acontecendo de portas abertas, seguindo todos os cuidados de segurança e garantindo o acesso dos fiéis e do público para acompanhar a obra, uma experiência desafiadora”, reforça Magali.

Avaliação e impacto educacional

A professora de arte Verena Merícias, da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, explicou que a atividade servirá como avaliação disciplinar. Os alunos irão elaborar projetos técnicos baseados no conhecimento adquirido durante as oficinas.

“A iniciativa inédita de trazer o tema do patrimônio histórico para a sala de aula, envolvendo profissionais do IPHAN, UFPA e da Coordenação do Restauro da Basílica, nos enche de expectativas positivas para nossos alunos, que ampliam sua visão profissional”, destaca Verena.

Esta ação educativa não só enriquece o conhecimento dos alunos sobre patrimônio e preservação, mas também fortalece a relação entre a escola e a Basílica, promovendo a valorização do entorno histórico e cultural da cidade.