//

IFPA diz que ônibus que levava estudantes estava regular; 4 pessoas morreram em acidente

No domingo, 26, quatro pessoas morreram em um acidente próximo à usina de Tucuruí, no Pará. Um ônibus do Instituto Federal do Pará (IFPA) levava 27 pessoas, entre alunos e servidores, quando saiu da pista e colidiu frontalmente com o muro da Usina Hidroelétrica de Tucuruí, perto do túnel da barragem.

O IFPA prestou nota de pesar às famílias das vítimas do acidente e decretou luto oficial de três dias, a partir de hoje, 27 de maio, em todas as unidades do instituto, suspendendo as atividades acadêmicas em respeito aos familiares e amigos.

Acidente com ônibus do IFPA deixa quatro mortos.

O IFPA disse ao BT que o veículo envolvido no acidente estava regularizado e não apresentava problemas. Em nota, a Direção-Geral do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) prestou condolências às “famílias e amigos das vítimas do acidente envolvendo servidores e alunos do campus Castanhal e Vigia que estavam a caminho dos Jogos dos Institutos Federais (JIF – Etapa estadual 2024)”.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS?

As vítimas são: o estudante Paulo Vinícius da Silva Borges, de 16 anos, a professora, Amanda Cristiani da Silva Costa, do Campus Avançado, a servidora Suany Couto Teixeira Nunes, ambas de Vigia, e o servidor Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles, conhecido como Meireles (motorista do ônibus), do Campus Castanhal.

As vítimas são: a professora Amanda Cristiane da Silva Costa, o motorista conhecido como ‘Meireles’, a servidora Suany Couto Teixeira Nunes, moradora de Castanhal é o aluno Paulo Vinícius da Silva Borges de 16 anos.

Os estudantes fizeram uma foto antes da viagem:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Federal do Pará (@ifpaoficial)

11 JÁ RECEBERAM ALTA PÓS ACIDENTE

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou em nota, que 25 pessoas deram entrada no Hospital Regional de Tucuruí, sendo que 4 estão em estado grave e 11 receberam alta.

Já a Polícia Civil, disse que “4 mortes foram confirmadas. Outras 24 vítimas deram entrada no Hospital Regional de Tucuruí. Os outros passageiros feridos foram encaminhados para a UPA do município. O ônibus transportava 40 passageiros, entre servidores e alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) de Castanhal e Vigia, que estavam a caminho dos jogos dos Institutos Federais. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente, que aconteceu na PA 263, na rotatória que dá acesso ao túnel da Hidrelétrica de Tucuruí. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e o SAMU socorreram as vítimas”.

SOLIDARIEDADE

A Universidade Federal do Pará declarou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente envolvendo o ônibus do IFPA de Vigia e Castanhal, em Tucuruí. A UFPA lamentou as mortes e se colocou à disposição para dar apoio necessário neste momento:

“A Universidade Federal do Pará (UFPA) expressa as mais sinceras condolências às(aos) familiares e amigas(os) das(os) servidoras(es) e estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) vítimas de um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo, 26 de maio, no município de Tucuruí. Ao IFPA, manifestamos a solidariedade de toda a comunidade da UFPA e colocamos a instituição à disposição para todo o apoio possível neste momento de dor”, disse a UFPA em comunicado.

O prefeito de Tucuruí,  Alexandre Siqueira, lamentou o acidente de um ônibus que levava alunos do IFPA de Castanhal e de Vigia para a olimpíada esportiva do instituto. Ele confirmou que o acidente deixou vítimas fatais.

Em nota, o IFPA destacou o seguinte:

“IFPA decreta luto e suspende atividades acadêmicas por três dias. O Instituto Federal do Pará (IFPA) decretou luto de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas, devido ao acidente do ônibus que transportava alunos e servidores para participarem dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, que ocorreria em Tucuruí, de 27 a 31 de maio. Os Jogos foram cancelados e o Instituto está prestando toda assistência necessária para as vítimas envolvidas no acidente. Apesar da suspensão das atividades acadêmicas, as atividades administrativas seguem em funcionamento, tendo em vista a situação de emergência. O IFPA confirma que o ônibus estava apto para fazer a viagem e havia passado por todas as revisões necessárias para um traslado seguro. O veículo vai passar por uma perícia para averiguar as causas do acidente. O veículo transportava 40 pessoas e, até a manhã de hoje (27), já foram confirmadas quatro mortes, sendo três servidores e um estudante. 17 alunos e dois servidores estão internados, sendo uma pessoa em estado grave. As demais vítimas já foram liberadas e estão com a família ou sob os cuidados de servidores e voluntários, no Campus Porto Colombo, do IFPA de Tucuruí. O Instituto se solidariza com as vítimas seus familiares e lamenta profundamente o ocorrido”.

Leia mais: btmais.com