Pesquisa revela presença de agrotóxicos em biscoitos, macarrões e bebidas; saiba quais

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) revelou resultados alarmantes sobre a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados no Brasil. A pesquisa, intitulada “Tem Veneno Nesse Pacote”, em sua terceira edição, analisou 24 produtos comuns na rotina alimentar dos brasileiros, com destaque para aqueles com apelo ao público infantil.

Das 24 amostras examinadas, metade apresentou resíduos de agrotóxicos, os testes foram conduzidos em produtos de oito categorias diferentes, incluindo macarrão instantâneo, biscoitos, presunto cozido, sobremesas, bebidas lácteas e produtos à base de plantas.

OS PRODUTOS COM MAIOR QUANTIDADE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS FORAM IDENTIFICADOS COMO:

Agrotóxicos
(Foto: Freepik)
  • Biscoito maisena Marilan
  • Biscoito maisena Triunfo
  • Hambúrguer à base de plantas Sadia
  • Empanado à base de plantas sabor frango Seara
  • Macarrão instantâneo Nissin
  • Macarrão instantâneo Renata
  • Bolo pronto sabor chocolate Ana Maria

A presença desses agrotóxicos nos alimentos ultratransformados levanta preocupações significativas para a saúde pública, especialmente considerando que muitos desses produtos são consumidos regularmente pela população, inclusive crianças.

Laís Amaral, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, enfatiza que além dos problemas associados aos nutrientes críticos em excesso e aos aditivos alimentares presentes nos ultraprocessados, a contaminação por agrotóxicos representa um risco adicional à saúde.

O estudo completo, juntamente com suas edições anteriores, está disponível gratuitamente no site do Idec, oferecendo informações essenciais para os consumidores sobre os alimentos que consomem e os potenciais riscos à saúde associados a eles.

LEIA MAIS: btmais.com.br