Na noite desta quarta-feira, 05, o governador Helder Barbalho deu início à Programação do Junho Verde, no Porto Futuro, em Belém. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento reuniu cerca de 300 pessoas que puderam se divertir com as atrações culturais.
O Arraial do Pavulagem esteve presente durante o evento, projetos experimentais como a vivência da “Experiência Amazônica – O Pará Sustentável”, projetos interativos e educativos em containers, devem seguir abertos ao público durante o mês de junho. A programação conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Secretaria de Cultura (Secult).
A abertura do Junho Verde contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, secretários e dirigentes de órgãos públicos e entidades estaduais, bem como, o deputado estadual Zeca Pirão, entre demais autoridades.
Evento – O público pode conhecer os novos equipamentos que reforçam a atuação do estado no meio ambiente. Além das inaugurações, houve a entrega do caminhão do programa Regulariza Pará, onde irá realizar ações de regularização ambiental em diversos municípios, entregas de Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), para agricultores da região entorno da futura Avenida Liberdade.
Segundo o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, a estratégia do governo é fortalecer a estrutura e a política ambiental do governo. “Estruturamos as políticas públicas para as estratégias que estão sendo implementadas. Quando facilitamos o Cadastro Ambiental Rural e fortalecemos a estrutura dos órgãos de assistência técnica ao produtor rural, olhamos para a floresta com uma nova autonomia. A feira de bioeconomia aqui é um exemplo disso: para que a floresta possa trazer suas riquezas para o dia a dia da população. Para que os conhecimentos ancestrais possam ter tecnologia e inovação e gerem empregos verdes e oportunidades. Desta forma, podemos fomentar a indústria de fármacos, de cosméticos, dando uma escala de uma nova economia para a nossa região, sempre fortalecendo o combate as ilegalidades ambientais, reduzindo o desmatamento e fortalecendo a recuperação de áreas”, detalhou.
Ademais, houve a entrega de 100 sensores de monitoramento de qualidade do ar, onde serão instalados em pontos estratégicos da capital. Carros, motocicletas e drones foram entregues à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Durante a programação, mudas foram distribuídas para fomentar a preservação da biodiversidade e reflorestamento, bem como, a apresentação da preparação do Pará a COP.
Serviço
- A programação está aberta para visitação no horário de funcionamento do parque, das 10h às 18h, durante todo o mês de junho.
*Matéria realizada com informações do Portal Agência Pará.