Resumo:
Uma novidade no cardápio da merenda escolar das escolas da rede estadual de ensino do Pará vem animando os alunos a irem para a aula: açaí e cupuaçu. Essas duas frutas regionais e tradicionais da cultura do estado foram incluídas no cardápio neste segundo semestre de 2024. E os alunos adoraram a notícia.
Saiba mais:
O açaí e o cupuaçu, frutos típicos da culinária paraense, foram incluídos no cardápio da merenda escolar da escolas da rede pública estadual, neste segundo semestre letivo de 2024.
A novidade alegrou estudantes, e representa a valorização de hábitos alimentares regionais, além de uma alimentação saudável aos alunos. De acordo com o secretário de educação do Pará, Rossieli Soares, os alunos gostaram da notícia e estão até mais empolgados para ir à escola.
“Eu acho que é um incentivo, tanto para mim quanto para os outros alunos, até porque é uma comida da culinária paraense e quem é paraense raiz come só com açaí. Aqui temos comida boa, de qualidade”, conta o estudante Lucas Abreu.
“Os estudantes fazem uma festa querendo comer o açaí. Nas escolas, isso tem sido uma recepção muito grande por fazer parte da cultura alimentar paraense, o que é muito importante”, explica o secretário de educação do Pará, Rossieli Soares.
AQUECE O MERCADO
Além de ser uma novidade nas escolas, o novo cardápio escolar também movimenta o mercado paraense de açaí e outros alimentos. Rossieli ressalta que a oferta de açaí nas escolas também ajuda a desenvolver cadeias produtivas no Pará devido a solicitação do material ser feita diretamente de produtores do próprio estado.
“Dessa forma, a gente dá um maior incentivo para o aluno permanecer na escola e ainda auxilia no fomento do mercado de açaí do Pará”, diz.
A alimentação oferecida nas escolas foi planejada para proporcionar qualidade nutritiva, com o auxílio de nutricionistas selecionados para este trabalho. Para atender às necessidades nutricionais do público-alvo, compõem o cardápio escolar itens como polpas de frutas, peixes, carnes, leite, pães, achocolatados, feijão, arroz e macarrão.
“É um investimento que beneficia vários segmentos, em vários aspectos. Trazer o açaí é simbólico, mas trazer carne, verdura, tudo o que é de qualidade para a alimentação, é fundamental. A gente reorganizou toda a alimentação no Estado”
O açaí entregue às escolas é pasteurizado – passa por um processo de tratamento para garantir a qualidade e eliminar os riscos de contaminação. Por esta razão, ele é congelado e transportado na temperatura ideal, para assegurar sua integridade até a entrega. A inclusão do fruto na rotina dos estudantes também visa à promoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar.
Segundo a nutricionista da Seduc, Flávia Lira, o açaí é importante para a alimentação dos estudantes porque possui muitos nutrientes. “O açaí é riquíssimo. Ele tem vitaminas, sais minerais, ferro e fibra, que é tudo que a gente precisa para ter uma alimentação equilibrada. É um alimento regional, e um dos principais da região”, disse a profissional.
A quantidade de açaí que chega às escolas é calculada tendo como base o número de estudantes da unidade de ensino e a frequência com que será consumido, por isso varia de acordo com o local.