Uma pesquisa internacional, feita pela AirHelp Score, divulgada na terça, 9, lista os 10 melhores aeroportos do mundo. Nesse ranking, o Aeroporto Internacional de Belém aparece em nono e o Aeroporto internacional de Brasília, em quinto. O aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar, lidera a lista.
O aeroporto de Brasília obteve nota 8,6 para pontualidade dos voos; 8,0 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade de alimentação e lojas, totalizando 8,32 como nota final.
Já o aeroporto de Belém recebeu 8,3 para pontualidade dos voos; 8,1 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade de alimentação e lojas, atingindo 8,26 como nota final.
A pesquisa avaliou 239 aeroportos por 17,5 mil usuários de 64 países. O levantamento analisou dados de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024 em três categorias, sendo elas pontualidade dos voos, opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.
Ampliando a observação da lista, entre os 20 melhores aparecem mais aeroportos do Brasil: o Aeroporto Internacional de Recife/ Guararapes, na 14a colocação, e o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/ Tancredo Neves, no 19º lugar. O ranking ainda traz os aeroportos Salgado Filho/ Porto Alegre (26º); Santos Dumont/ Rio de Janeiro (40º); Afonso Pena/ Curitiba (46°); Congonhas/ São Paulo (57º); Guarulhos/ São Paulo (59°); Viracopos/ Campinas (62º); Hercílio Luz/ Florianópolis (65°) e Galeão/ Rio de Janeiro (67°).
“Neste ano o Brasil registrou menos destaques no ranking em relação aos levantamentos anteriores, com apenas dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo. Os aeroportos de Brasília e Belém mantiveram-se nas primeiras posições com boas avaliações, especialmente em relação à pontualidade dos voos, garantindo bom desempenho nas chegadas e partidas e a satisfação dos passageiros que se deslocam pelos aeroportos brasileiros”, disse ao site UOL, Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
A AIRHELP SCORE
Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque.
A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo.
*Feito com informações de UOL