Neste primeiros dias de agosto, de importantes eventos que devem atrair grande número de visitantes à cidade, como o Diálogos da Amazônicos e a Cúpula da Amazônia, que trarão delegações de outras localidades, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em ação preventiva implementou, na terça-feira, 1, um Posto de Vacinação 24 Horas, que funcionará até o dia 11 de agosto, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, na capital paraense.
O posto de vacinação está localizado na área do desembarque, próximo às esteiras de retirada de bagagem. O espaço oferta as vacinas da Hepatite B, Covid-19 (incluindo a bivalente), Febre Amarela, dT (que previne difteria e tétano), Influenza, Tríplice Viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) e HPV para adolescentes e imunossuprimidos.
A equipe da Sespa conta com enfermeiros e técnicos de enfermagem, e tem o auxílio de tradutores de inglês e espanhol para atender de forma mais efetiva os visitantes de fora do país. Ao todo, mais de 120 funcionários receberam treinamento para a participação na operação de vacinação no aeroporto.
“O principal objetivo é oferecer uma excelente oportunidade para a população do Estado e para os visitantes atualizarem o cartão vacinal, se protegendo de doenças imunopreveníveis. É um momento de grande circulação de pessoas aqui no Aeroporto, então, aproveitamos para aumentar ainda mais a cobertura vacinal em nosso Estado e para os turistas”, afirmou Leila Flores, membro da coordenação de epidemiologia estadual.
O Posto de Vacinação no Aeroporto Internacional Val-de-Cans está localizado no setor de desembarque e funcionará 24 horas até o dia 11 de agosto.