//

Agenor Tupinambá se pronuncia após polêmicas do avô e nega envolvimento

Agenor apareceu emocionado em suas redes sociais após os ataques envolvendo esquemas de desmatamento do avô Elmar Tupinambá.

Nesta terça-feira (6), o TikToker Agenor Tupinambá, realizou uma live em seu Instagram e divulgou um vídeo em seu TikTok relatando seu posicionamento e os ataques que veio recebendo desde o compartilhamento de notícias sobre desmatamento e fumaça no Amazonas envolvendo seu avô, Elmar Tupinambá. Nos vídeos, ele nega qualquer participação com os esquemas e disse que seus animais não têm envolvimento com problemas de desmatamento.

Agenor viralizou no início deste ano ao compartilhar vídeos com os animais que convivia em sua rotina, incluindo sua capivara chamada Filó. Em maio, o TikToker enfrentou uma batalha na justiça com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), por tratar o animal silvestre como um animal de estimação, segundo o órgão. Ele foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama e foi proibida a divulgação de imagens e vídeos com o animal em suas redes. A capivara teria sido afastada do tutor durante o período, mas foi devolvida dias depois.

Ainda na noite da última segunda (5), quando a notícia do envolvimento do avô em questões de desmatamento e fumaça na região metropolitana de Manaus foi divulgada pelo Intercept, Agenor publicou uma imagem chorando e negando que seria responsável pelos atos do avô. Veja o desabafo de Agenor:

O TikToker se emocionou ao se pronunciar sobre os ataques que recebeu na última noite. Reprodução: Instagram.

Algumas horas depois, a ativista da causa animal, Luisa Mell chegou a comentar o caso em seu perfil e não saiu em defesa de Tupinambá.

Luisa se mostrou contra as atitudes do TikToker em suas redes sociais. Reprodução: Instagram.

Algumas horas depois, Agenor abriu uma live que falou mais sobre a situação, falou como estava se sentindo com os ataques e mais uma vez negou qualquer evolvimento com os esquemas familiares. Ele ainda citou que isso piorou com outros problemas de saúde familiares que estava passando. ”Hoje foi um dia daqueles bem pesado. Vou tentar falar aqui sem chorar. Não vou falar sobre o que está acontecendo agora, porque hoje nasceu minha sobrinha…. Ela foi para a UTI, foi um dia difícil e agora mais uma notícia horrível dessa”. Veja um trecho:

Já na tarde desta terça-feira, Agenor publicou um vídeo desabafando em seu perfil no TikTok e no Instagram falando sobre os problemas que vem enfrentando com o caso e ainda completou que todos os animais que aparecem em seus vídeos são apenas parte de sua rotina e que ”não seriam fruto de desmatamento”.

No entanto, circula na web alguns relatos de internautas que afirmam que Agenor esteve envolvido em uma ação publicitária da mineradora Potássio do Brasil, que pretenderia atuar em extração mineral e uso de fertilizantes nas áreas florestais da cidade de Autazes, onde mora Agenor e seu avô, Elmar Tupinambá. Segundo o jornal O Povo, a região está em disputa por Elmar e moradores da terra indígena Lago do Soares-Urucurituba, em que a maioria é da etnia Mura. Ainda não se tem certeza se Agenor tem envolvimento com a empresa.

No último ano, o veículo de notícias Amazônia Real afirmou em matéria que a empresa teria pressionado a saída dos moradores do local e a Brasil Potássio teria realizado perfurações se autorização na área ocupada pela etnia Mura. Apesar do terreno de Agenor não estar relacionado diretamente na polêmica entre Elmar e os indígenas, a Fazenda Niterói, onde Agenor vive, ficaria a menos de 10 km do lago Imbaúba e do Rio Paraná, local com grandes focos de vegetação queimada a mando de Elmar.