Dois agentes da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) foram presos em flagrante pela Polícia Federal e Polícia Militar na tarde desta quinta-feira, 8, em frente ao Aeroporto Internacional de Belém após exigirem suborno de um motorista que foi abordado com CNH vencida.
A abordagem foi identificada por meio das imagens do circuito de vigilância do aeroporto, que registrou a movimentação dos agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) na rotatória próxima. Por volta das 16 horas, os agentes interceptaram o condutor do veículo, solicitando dinheiro para evitar uma autuação.
As câmeras de monitoramento documentaram o momento em que a vítima entregou R$ 300 aos guardas de trânsito. Após a constatação do crime, agentes da Polícia Federal conduziram a abordagem, com o apoio da Polícia Militar, e detiveram os suspeitos para interrogatório.
Com a decisão de atribuir à Polícia Civil a competência para o crime de concussão, devido à sua ocorrência em área externa ao aeroporto, os detidos foram encaminhados à Seccional da Sacramenta para serem formalmente autuados em flagrante.
A vítima confirmou estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e concordou em entregar dinheiro quando solicitado, visando a sua liberação.
A Semob disse em nota que “repudia qualquer tipo de conduta que não condiz com os princípios que norteiam a administração pública, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. A autarquia afirmou ainda que “vai tomar as medidas necessárias cabíveis, após a apuração dos fatos pela polícia”.