Os alagamentos na BR-316, principalmente no período de chuvas são motivo de reclamações constantes dos motoristas. Neste sábado, 5, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), do governo do estado, iniciou ações emergenciais para reduzir o alagamento na altura do KM-09 da BR. O serviço de limpeza deverá amenizar a situação na via.
O Igarapé Toras, que fica no limite entre Ananindeua e Marituba, sofreu um desmoronamento de terra ao longo das margens. Para conter o aumento do nível das águas e melhorar o escoamento, o NGTM está limpando as galerias de drenagem e o igarapé.
O serviço emergencial vai se estender no trecho entre a BR e a Alça Viária. De acordo com o diretor-geral do Núcleo, o engenheiro Eduardo Ribeiro, uma nova drenagem será implantada nas obras da rodovia, o que deverá solucionar o problema de forma definitiva. Segundo o órgão, ao longo dos 10 km iniciais da rodovia já foi iniciado o serviço de drenagem, seguindo o cronograma. A fase inicial deste trabalho visa a implantação do sistema integrado de transporte na RMB.