Em decisão da Comarca da Infância e da Juventude do Distrito de Mosqueiro, o carnaval de 2023 foi vetado na Ilha de Mosqueiro, um dos pontos turísticos mais prestigiados do Pará. A juíza Maria das Graças Alfaia alega que a Comarca “pode proibir determinadas atividades, quando se mostre impossível o exercício da fiscalização para coibir a presença de crianças e adolescentes”.
O texto da decisão também fala que “no período do carnaval circulam em Mosqueiro mais de um milhão de pessoas, tornando impossível a fiscalização da presença das crianças e adolescentes em atividades como trios elétricos, festas de aparelhagens na orla e outros” discorre a juíza no documento.
Dessa forma, a Comarca decidiu, na segunda-feira, 30, proibir, de 19 a 22 de fevereiro de 2023, atividades que envolvam: a presença de trio elétrico; a presença de quaisquer torcidas organizadas de clubes de futebol e/ou desfiles de carnaval; e a realização de festas de aparelhagem na orla.
REPERCUSSÃO
Sobretudo na internet, a informação de que a folia em Mosqueiro foi suspensa por quatro dias prococou questinamentos de moradores e frequentadores da Ilha. “Na prática isso é proibir que a população faça suas festas porque é tirar direitos do povo, já que o poder público é incompetente de pensar planos e ações que garantam a segurança e cumpra com seus deveres. E os trabalhadores locais que precisam desse evento para a sua renda? E a liberdade das pessoas, fica onde? Por que não pensar em uma grande operação de fiscalização em vez de sacrificar a festa popular?”, advertiu um internauta.
Outro internauta lembra que a festa movimenta a economia e aquece o turismo local. “Interessante que em outros municípios existe fiscalização e temos belos carnavais. Em Mosqueiro é impossível fiscalizar? Quem sofre com isso é a economia da Ilha, considerando que os veranistas e turistas deixarão de ir e vão para outros locais”, disse.
O BT entrou em contato com a Comarca da Infância e da Juventude do Distrito de Mosqueiro para obter um posicionamento sobre o caso. Até o momento, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) disse que o carnaval não está proibido na Ilha.
VEJA O DOCUMENTO: