///

Alepa aprova projeto de lei que inclui Barcarena na Região Metropolitana de Belém

A matéria segue agora para sanção do governador Helder Barbalho

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 6/2023, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), que visa incluir o município de Barcarena na Região Metropolitana de Belém (RMB). A matéria segue agora para sanção do governador do Pará, Helder Barbalho.

Alepa aprovou projeto para incluir Barcarena na RMB — Foto: Reprodução

No dia 6 de março, a proposta já havia sido aprovada pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF) da AAlepa, mas ainda precisava passar pela análise dos deputados em plenário. 

Com a inclusão de Barcarena à Região Metropolitana, se abre a possibilidade de um planejamento urbano integrado com as demais cidades que fazem parte da Grande Belém, permitindo desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e coerentes em relação ao uso do solo, transporte, habitação e saneamento, entre outros.

A inclusão do município de Barcarena à RMB facilitará um planejamento urbano com as demais cidades da região — Foto: Reprodução

Atualmente, a Região Metropolitana de Belém conta com sete cidades: a própria capital e mais Ananindeua, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel.