/

Alepa aprova projeto que torna Patrimônio Imaterial do Pará a Berlinda de Nazaré

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou na tarde desta terça-feira, 31, o projeto de lei  nº 184/2022, que torna Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Pará a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré.

O PL foi aprovado por unanimidade em dois turnos pelos deputados e a redação final segue para sanção do governador do estado, Helder Barbalho. A matéria é de autoria do deputado Thiago Araújo. 

A berlinda começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macêdo Costa. Até então, a imagem era conduzida no colo pelo capelão do palácio do governo, como era tradição desde o primeiro Círio, em um palanquim, uma espécie de liteira fechada presa a um varal levado no ombro por quatro ou seis homens, veículo comumente utilizado à época por pessoas abastadas e autoridades. 

A justificativa do projeto diz que “A relação entre a Berlinda e os devotos é muito forte, muitas pessoas envolvem promessas que são cumpridas durante o acompanhamento da procissão, onde as mesmas acompanham todo o trajeto. Diante do que é o Círio de Nazaré, é importante que essa proposição seja declara de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Pará”.