//////

Alex Atala exalta culinária paraense e o chef Paulo Martins: ‘me apresentou o que é a Amazônia’

O PARÁ É ESPECIAL! O chef de cozinha Alex Atala, também conhecido por sua participação no reality MasterChef Brasil, participou na última quarta-feira, 1, do programa “Conversa com Bial”, da TV Globo,  e enquanto falava da sua trajetória como chef renomado, citou a gastronomia paraense e o saudoso chef Paulo Martins, que faleceu em 2010, e ficou marcado na história da gastronomia paraense por ser o embaixador da culinária Amazônica para o mundo. 

Durante sua conversa com o Jornalista Pedro Bial, Atala, frisou que o chef paraense foi quem abriu as portas da culinária amazônida que foi importante também para o seu trabalho. “Seria impossível fazer meu trabalho se não existisse um cara chamado ‘Paulo Martins’. Ele e a mãe, dona Ana, tinham um restaurante em Belém do Pará chamado ‘La em Casa’, e esse foi o primeiro cara a falar da cozinha paraense para São Paulo, Rio de Janeiro”, afirmou.

Atala também relembrou como foi sua primeira conversa com Martins  por telefone.

“Fomos apresentados e eu tinha um concurso de cozinha para participar, desliguei o telefone, ele foi super gentil, me pediu meu endereço e eu pensei: ‘ele não vai me mandar nada’. Passa uma semana e chegam dois ‘isopores’ no melhor estilo paraense. Esse cara não só me ensinou como me introduziu ao que é um universo que eu continuo não sendo um conhecedor mas que eu sequer arranhava a superfície naquele momento”, disse o chef.

Veja:

Bial, que também conhece Belém, escutou todo o relato e finalizou o tema fascinado afirmando: “Viva Paulo Martins, viva Belém do Pará! Nossa, como eu gosto daquela Terra”, disse o jornalista.