Na noite do último domingo, 13, brasileiros hostilizaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, nos Estados Unidos. A autoridade estava em um restaurante quando um homem entrou no local filmando o ministro e o acusando de estar “gastando o dinheiro de brasileiros”. Alternando entre frases em português e inglês, o homem repete a acusação. No mormento em que o ministro se levanta uma pessoa vestida com uma camisa na seleção brasileira tenta se aproxima do ministro mas retorna para as escadas do local. O ministro filma a situação.
Ao final do vídeo, o homem xinga Alexandre de Moraes de ” vagabundo”, sai do local e comemora o “feito” com outras pessoas que estão fora do restaurante.
Na saído do local, Moraes é escoltado por um segurança enquanto é xingado por manifestantes antidemocráticos que estavam do lado de fora. Eles dizem que estão “fazendo um manifesto”.
Nas redes sociais, o homem que fez o vídeo hostilizando Morares ainda surge em outras imagens dizendo que o ministro “ameaçou sua filha”. A jovem a quem ele se refere surge nas imagens também com roupas da seleção brasileira andando em direção ao ministro e apontando o celular em seu rosto. Ele diz que vai “registrar uma ocorrência” contra o ministro.
O ministro do Supremo está em Nova York para participar do Lide Brazil Conference , no HCNY (Harvard Club of New York), evento que acontece entre 14 e 15 de novembro. Também estão presentes outros cinco ministros da Corte. São eles: Dias Toffoli, Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.