A Polícia Civil do Pará finalizou o inquérito que investiga o acidente que vitimou três estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e um médico veterinário, na Alça Viária, na noite do dia 16 de fevereiro de 2023.
A PC pediu a prisão preventiva do motorista de uma caminhonete, modelo Hillux, que teria sido o responsável pelo choque entre a carreta e o carro que levava as vítimas. Ele foi identificado como Kleyfer Paula Nogueira, 39 anos, cabo do do Corpo de Bombeiros. O BT conversou com Jeane da Graça, mãe do jovem João Lucas da Graça Andrade, de 23 anos, vítima do acidente e que se formaria em veterinária em dezembro deste ano.
“Muito triste, absurdo o que aconteceu com eles. Ele é bombeiro, deveria ter que salvar a vida, mas ele provocou a morte de 4 jovens, 3 deles concluintes de medicina veterinária e 1 médico veterinário, que estavam indo para trabalhar em uma fazenda”, lamentou.
Jeane falou ainda sobre o comportamento do bombeiro após o acidente. “Eram 3 bombeiros dentro do carro, e nenhum ficou no local. Foram embora, declarando buscar ajuda, mas só voltaram 5 horas depois”, contou.
A mãe de João Lucas também falou sobre o sentimento com o novo ponto da investigação. “É de início de justiça sendo cumprida, pois ele não pode ficar solto tendo cometido crime de homicídio; a ação dele matou 4 jovens e causou uma imensa tristeza nos familiares e amigos. Ele trouxe uma tragédia para 4 famílias”, disse.
Agora, o inquérito é enviado ao Ministério Público do Pará (MPPA). Em caso de parecer favorável, o caso é encaminhado para o Tribunal de Justiça do Pará.
O ACIDENTE
Na noite do dia 16 de fevereiro de 2023, na altura do quilômetro 58 da rodovia PA-483, o veículo que levava Camile Samara da Silva Monteiro, João Lucas da Graça Andrade Costa, Tainá Oliveira Beckman e André Augusto do Nascimento Mendonça se chocou violentamente com uma carreta.
Os quatro retornavam da Fazenda Minerva, em Abaetetuba, que fica há 126 quilômetros de Belém. Jeane conta que, no momento do acidente, o carro que levava as vítimas estavam seguia pela pista quando avistaram a caminhonete vindo na contramão. Para tentar evitar o acidente, um dos estudantes que dirigia o veículo de passeio saiu da pista e foi para o acostamento. Entretanto ao retornar para a pista de rolamento, o veículo perdeu o controle e colidiu de frente com uma carreta que vinha no sentido contrário. Os três estudantes e o médico veterinário morreram no local.
A Polícia Civil informou em nota que à época o condutor do veículo foi autuado por homicídio doloso e que o inquérito que investiga o caso foi concluído, protocolado e remetido à justiça.
O BT aguarda ainda o posicionamento do Corpo de Bombeiros.