Alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) de Belém, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, denunciaram ao BT que o restaurante universitário (RU) interrompeu a distribuição de merenda e almoço aos estudantes da instituição, desde o início deste mês de setembro. O que significa um problema para os alunos que contam com o alimento do RU para ter condições adequedas para estudar e assistir as aulas.
“O IF de Belém parou de distribuir a merenda para os alunos e não deu nehuma justificativa. Isso é um absurdo com quem estuda na instituição. Pessoas em situação de vulnerabilidade social são as que mais precisam e mais sofrem com isso. Tem aluno que acorda cedo para vir para a aula e fica com fome porque não está funcionando o RU”, disse com indignação um denunciante, aluno do campus de Belém.
Segundo os denunciantes, apenas um comunicado foi fixado pela direção do IFPA na porta do RU. O comunicado dizia:
“Considerando que nesse momento não temos condições de manipular outros tipos de alimentos, e para assegurar que nossas ações não venham causar danos ou agravos à saúde dos estudantes, o Setor de Alimentação Escolar suspenderá as entregas de lanches (alimentação escolar) a partir de 27 de setembro de 2023, por tempo indeterminado, até o contrato com a empresa vencedora do certame licitatório seja completamente finalizado”, diz o comunido.
Apesar do novo contrato com uma nova empresa, os alunos denunciantes afirmam que a qualidade do alimento oferecido já estava deixando a desejar.
“Há algum tempo eles (IFPA) estavam alegando que havia um novo processo licitatório para uma nova empresa , pois o contrato com a empresa atual não foi renovado. A qualidade do RU caiu, não estavam mais distribuindo quase nada, apenas bolachas Pit Stop e suco, agora nem isso mais teve”, detalhou um aluno.
RESPOSTA
Após pressão dos alunos na reitoria, cobrando medidas para retomar a distribuição de merenda e alimentação no RU do campus de Belém do IFPA, localizado na avenida Almirante Barroso, bairro do Marco, a direção do campus divulgou um comunicado oficial.
Segundo o comunicado divulgado, na sexta, 29, será finalizada a contratação da nova empresa terceirizada que distribuirá merenda e alimento aos estudantes do campus de Belém.
Ainda em nota, o IFPA informa que o fornecimento regular de alimentação escolar está previsto para a próxima segunda, 02 de outubro.