Morreu na madrugada de sábado, 11, a deputada federal Amália Barros (PL-MT), aos 39 anos de idade. A parlamentar estava internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o dia 1º de maio, após passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas. O óbito foi anunciado por meio das redes sociais da própria deputada.
Quem era Amália Barros?
Aos 20 anos, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo devido a uma infecção por toxoplasmose. Depois, passou por 15 cirurgias e, em 2016, precisou remover o olho afetado, utilizando um globo ocular. Ela era reconhecida pela Lei da Visão Monocular, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que reconhece brasileiros com visão monocular como pessoas com deficiência.
Repercussão
O falecimento da deputada foi recebido com pesar por integrantes da família Bolsonaro, como o senador Flávio Bolsonaro, que expressou condolências aos familiares da parlamentar. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a força e dedicação de Amália, ressaltando-a como um exemplo de superação e amor ao próximo.