O Festival Jambu Live foi criado em 2020, com o intuito de ser um espaço que amplia a visibilidade cultural da Região Amazônica por meio de música e artes cênicas. A primeira edição do evento ocorreu em meio à pandemia de COVID-19 e foi transmitida ao vivo, apresentando os cantores João Daibes e Renan Andrade.
Este ano, tudo será realizado de forma presencial pela primeira vez, trazendo como tema “A Amazônia é arte viva” e a pluralidade cultural da região é um dos pontos principais da programação. O evento é gratuito para disponibilizar entretenimento e acesso à cultura para quem mora em Belém.
A terceira edição ocorrerá entre os dias 16 e 20 de novembro e terá mais de 20 atrações, entre bandas, DJs e espetáculos cênicos e com diversos estilos, ritmos e linguagens. A programação também será transmitida online e busca ser uma vitrine para artistas locais, sejam eles novos nomes da cena ou que já estão na estrada.
Segundo a organização do Jambu Live, em conjunto com a consultoria musical da cantora Dayse Addario, o festival terá uma programação perfeita para não ficar parado: entre os nomes da música estão Thaís Badu, Arthur da Silva, Bruna BG, Raidol e MC Íra. Quanto às artes cênicas, o evento traz apresentação da House of Híbrida, um coletivo que reúne artistas LGBTI+, além da escola Ribalta e o espetáculo exclusivo de Jothan Netto, dançarino trans e não-binário.
O Festival Jambu Live 2022 ocorre em dois locais estratégicos, situados em Belém. Nos dois primeiros dias (16 e 18 de novembro), o público estará rodeado pelo Rio Guamá, no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir das 17h.
Já nos próximos dois dias (19 e 20 de novembro), o Jambu vai até a Fundação Cultural do Pará (FCP), numa parceria inédita com o Festival Amazônia FIDOC. Para quem gosta de acompanhar de casa, todos os dias do festival serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Festival Jambu Live.
PARA ALÉM DO ENTRETENIMENTO AO PÚBLICO
Promovido como projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Circuito Jambu Multicultural surgiu em 2020 e é um evento que visa dar oportunidade para alunos da Universidade que sonham em seguir carreira no mundo da música e das artes cênicas. Qualquer aluno da Federal pode se inscrever.
O Circuito é coordenado pela Profa. Dra. Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação, e tem como principal objetivo ampliar a visibilidade do trabalho de artistas culturais da região amazônica, garantindo a permanente presença de produções periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros recortes que historicamente não costumavam ser incluídos em circuitos culturais.
A seleção dos artistas é exclusivamente para estudantes da UFPA e serão selecionados cinco nomes para serem votados pelo público no Circuito. Para participar da seleção, as pessoas interessadas enviaram um vídeo de até 3 minutos se apresentando e cantando o trecho de alguma música para que a equipe técnica avaliasse.
SERVIÇO
Festival Jambu Live 2022
Data: 16 a 20 de novembro
Local: Campus Guamá da UFPA e Fundação Cultural do Pará
Mais informações em @jambulive nas redes sociais.