///

Amoêdo declara voto em Lula

Em entrevista à Folha de São Paulo, o fundador do partido Novo, João Amoêdo declarou voto em Lula (PT) para o segundo turno das eleições presidenciais. Segundo ele, o voto no candidato petista será uma tarefa dificílima, mas algo que faz contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), quem apoiou no pleito de 2018.

Ele conta que as críticas a Lula seguem as mesmas, além de discordar do candidato em ideias e métodos, porém tomou a decisão por ver que mais quatro anos de gestão de Bolsonaro seria um risco ainda maior aos direitos de todos como cidadãos.

“Nestes quatro anos, regredimos institucionalmente e como sociedade. A paixão e o ódio dominaram o debate político, levando a polarização a níveis inaceitáveis. A independência dos poderes foi comprometida. O Legislativo foi cooptado pelo orçamento secreto e as emendas parlamentares. O STF se tornou alvo de ataques frequentes por parte do presidente e seus aliados”, declarou.

Amoêdo diz que é possível receber críticas de colegas de partido, mas que seria incoerente, já que, segundo ele, um dos princípios do Novo é a liberdade de expressão.