////

‘Angela’: Filme sobre assassinato de Angela Diniz ganha trailer com Isis Valverde; confira

O gênero “true crime” vem ganhando cada vez mais força no Brasil, e agora mais uma produção chega com tudo. Isis Valverde vem aí nas telonas vivendo Ângela Diniz no longa “Angela”, anunciado para estrear nos cinemas no dia 31 de agosto.

A Downtown Filmes, distribuidora do longa, divulgou o pôster e o trailer da produção que será focado nos últimos meses de vida da socialite mineira e em sua relação tóxica e abusiva com o empresário Doca Street, marido de Angela, vivido por Gabriel Braga Nunes.

O trailer do filme mostra os abusos sofridos pela socialite antes de ser brutalmente assassinada. O crime cometido por Raul “Doca” Street tornou-se um divisor de águas no movimento feminista e no Direito brasileiros.

O JULGAMENTO DA MORTE DE ANGELA DINIZ

A socialite Angela Diniz foi morta em dezembro de 1976 com quatro tiros no rosto durante discussão na Praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro.

Durante o julgamento, a defesa do assassino, Doca Street, alegou “legítima defesa da honra” para tentar absolvê-lo do caso. Além de afirmar que ele matou “por amor”.

A absurda tese de “legítima defesa da honra” existia sim no Código Penal da época, tempos de ditadura no Brasil, entretanto, o assassino foi condenado a 15 anos de prisão.

Anos depois, com o fim da ditadura, a nova Constituição retirou a tese, mas por incrível que pareça, só agora, em agosto de 2023, é que o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou oficialmente inconstitucional a alegação.

Doca Street foi condenado míseros dois anos de prisão enquanto culpava a vítima pelo assassinato. O argumento e a sentença, mesmo em 1977, gerou polêmica e militantes feministas organizaram um movimento sobre o caso com o nome: “quem ama não mata”. Um novo julgamento foi feito e Doca foi condenado a 15 anos de prisão.

O LONGA:

O filme é dirigido por Hugo Prata, do filme “Elis”, com roteiro de Duda de Almeida e tem no elenco Gabriel Braga Nunes, Bianca Bin, Emílio Orciollo Netto, Chris Couto, Gustavo Machado, Carolina Manica e Alice Carvalho.

A sinopse diz: “Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece Raul, e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas regadas à paixão na casa de praia. Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando Raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.”