A infecção simultânea de covid e influenza, que está sendo chamada de “flurona”, já foi confirmada no Brasil. São pelo menos seis casos de coinfecção confirmados nesta segunda-feira,3. Dois pacientes são do Rio de Janeiro, três de Fortaleza e um de São Paulo. O ataque simultâneo dos dois vírus pode resultar em um quadro mais grave.
O segundo caso no Rio foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. O primeiro é de um adolescente de 16 anos que está assintomático. Os pacientes de Fortaleza foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Ceará e são dois bebês de um ano e um homem de 52 anos.
A contagem dos casos deve aumentar nos próximos dias. Segundo especialistas, a tendência é de que aumentem os casos de influenza e covid causados pela variante ômicron.
Recorde de casos de Covid
O mundo registrou mais um recorde de casos de covid-19: foram 2,4 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Só nos Estados Unidos são mais de 1 milhão de casos da doença.
Apesar do novo surto da variante ômicron, que é ainda mais contagiosa, o número de mortes segue em queda. Com o avanço da vacinação, a média de óbitos na última semana ficou abaixo de 6 mil pela primeira vez desde outubro de 2020.