Imagine a cena: Você abre o aplicativo de comida para pedir o lanche da noite e dá de cara com os restaurantes com os nomes alterados para frases negacionistas sobre vacina, ofensas a uma vereadora brutalmente assassinada e exaltando o presidente.
Parece coisa de filme, mas aconteceu. Restaurantes cadastrados no aplicativo Ifood tiveram seus nomes alterados para Frases contra vacina, exaltações ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ofensas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ofensas à ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.
Tudo isso aconteceu na noite de ontem (2/11) em restaurantes cadastrados no aplicativo em todo o Brasil.
Logo o fato virou assunto nas redes sociais e um dos temas mais comentados no Twitter. Pessoas ficaram assustadas e houve inclusive diversas mensagens de clientes que, sem entender o que estava acontecendo, descadastraram os cartões de crédito e débito do aplicativo com medo de roubo.
Em nota, o Ifood comunicou que as mudanças de nomes atingiram 6% dos restaurantes cadastrados no aplicativo, porém que nenhuma conta ou cartão de cliente foi afetado. Reafirmando que todos os dados estão seguros. A interferência foi feita por um funcionário da plataforma indevidamente.