Após a trágica morte da influencer Yasmin Macêdo, no último dia (12), durante um passeio de lancha no furo Maguari, no bairro do Tenoné, criou-se um alerta para as várias irregularidades presentes nos passeios e tráfegos aquáticos em Belém.
O Distrito de Icoaraci possui várias marinas, que no período de férias escolares ficam ainda mais movimentadas. Por isso, hoje (14), a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, solicitou junto aos órgão responsável pela fiscalização das áreas fluviais uma reunião aberta à comunidade para esclarecimentos.
No documento enviado ao órgão, a Agente Distrital de Icoaraci solicitou “a realização de uma reunião do Conselho de Assessoramento, aberta à comunidade local, objetivando conscientizar os diversos atores e a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados durante a realização de atividades náuticas”, escreveu Ellana Silva.
O mesmo documento diz também: “solicitamos ainda que seja verificada a possibilidade de intensificar a fiscalização no que concerne à entrada e saída de embarcações motorizadas nas áreas de marinas”.
Realmente, somente com muita fiscalização e educação, casos como o da Yasmin deixarão de fazer parte da nossa realidade.