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Após protesto nesta terça (29), Igeprev define novo prazo para censo e libera benefícios retidos

Na manhã desta terça-feira, 29, aposentados e pensionistas do Pará fecharam a Avenida Alcindo Cacela em frente ao Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) alegando que o benefício do mês de março não caiu na conta. As reclamações eram também sobre o atendimento no órgão e o número de senhas distribuídas à população.

O órgão havia informado no dia 9 de março que o pagamento de pensão ou aposentadoria de mais de dez mil segurados que não compareceram ao censo previdenciário seria suspenso. O prazo para o recadastramento havia encerrado no dia 8 de março.

NOVA DATA

Após o protesto nesta terça, o Igeprev informou aos beneficiários que faltaram ao censo, que poderão sacar seus proventos de aposentadoria e pensão, a partir desta segunda-feira (04/04), nos caixas do Banpará (“boca” do caixa), mediante apresentação de RG e CPF, com a condição de que o segurado compareça às agências do Igeprev, até 30 de julho, para regularizar o cadastro. 

Para regularização do benefício, é preciso agendar atendimento, no call center 3182-3500 (fone e WhatsApp) e site igeprev.pa.gov.br. Pessoas com mobilidade reduzida devem agendar visita técnica. O agendamento também é feito pelo site do Igeprev.

CENSO PREVIDENCIÁRIO

O objetivo do censo previdenciário é atualizar os dados cadastrais e viabilizar a elaboração de ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos. 

Segundo o Governo do Estado, desde 2012 o levantamento não era feito no Pará. Esta é a terceira vez que o Igeprev realiza o censo em 19 anos.