///

Após taxa de juros de 1,97% ser aprovada, bancos retomam consignado do INSS; saiba mais

Na terça-feira, 28, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a taxa de juros de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. A taxa foi uma sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a equipe ministerial.

Foto: Reprodução,

A sugestão do chefe do Executivo não atendeu ao pedido do Ministério da Previdência – que defendia uma taxa abaixo de 1,90% – nem dos bancos privados, que queriam uma taxa de 1,99%.

CONSIGNADOS

Após a decisão do Conselho Nacional da Previdência Social, o Bradesco, o Banco do Brasil, o Santander Brasil e o Banco PAN confirmaram que irão retomar a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Foto: Reprodução.

Já o PagBank Pagseguro também informou que os clientes poderão contratar os empréstimos consignados do INSS “diretamente pelo aplicativo”. Por outro lado, o Itaú Unibanco disse que ainda está avaliando se voltará a conceder empréstimos da linha. Já a Caixa Econômica Federal e o Daycoval afirmaram que ainda aguardam a publicação da Instrução Normativa do INSS para retomar a oferta do crédito, reiterando que deve ter uma taxa média de 1,87% ao mês.

A linha de crédito consignado beneficia aposentados e pensionistas, e libera empréstimos com juros mais baixos tanto na modalidade convencional como para o cartão de crédito atrelado ao benefício social.

Com informações G1*