O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, falou sobre os atos antidemocráticos que estão acontecendo em algumas cidades do Brasil.
Moraes reforçou que as eleições já acabaram e que o vencedor já foi declarado pelo TSE. “As eleições acabaram. O segundo turno acabou democraticamente no último domingo, o Tribunal Superior Eleitoral proclamou o vencedor. O vencedor será diplomado até 19 de dezembro e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023”, disse o ministro.
O presidente do TSE afirmou, ainda, que o resultado democrático da eleição não pode ser contestado com movimentos que ele classificou como ‘ilícitos’. “Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis apurados e responsabilizados sob a pena da lei”, disse.
Moraes também afirmou que aqueles que contestarem o resultado da eleição com atos antidemocráticos serão tratados como criminosos. “A democracia venceu novamente no Brasil. Parabenizo a sociedade, os eleitores que, em sua maioria massacrante, são democratas, acreditam na democracia, acreditam no estado de direito e compareceram, votaram em seus candidatos e aceitaram democraticamente o resultado das eleições. Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos, serão tratados como criminosos e as responsabilidades serão apuradas”, finalizou.
VEJA O VÍDEO: