Segundo informações do jornal AS, da Espanha, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu demitir o árbitro Ignacio Iglesias Villanueva, que comandou o VAR no jogo entre Valencia e Real Madrid, no último domingo, 21, e recomendou a expulsão do atacante Vinicius Júnior.
O AS apurou que Villanueva não teria mostrado para Ricardo de Burgos Bengoetxea, o juiz principal do jogo, o momento em que Vinícius recebe um “mata-leão” do jogador Hugo Duro, do Valencia. Apenas a imagem do revide de Vini no adversário. Ainda assim, a RFEF entende que o protocolo antirracismo de La Liga foi respeitado, pois a partida só foi reiniciada após o sistema de som do Estádio Mestalla avisar que o jogo apenas continuaria quando os xingamentos fossem encerrados.
O regulamento da Fifa aponta que, para casos de preconceito, o jogo deve ser finalizado, com a equipe da vítima recebendo os 3 pontos. O jornal espanhol ainda afirma que Villanueva trabalhará no duelo entre Bétis e Getafe na quarta-feira, 24, e será afastado junto de outros seis profissionais envolvidos no episódio de racismo contra o brasileiro.