A arquiteta paraense Luana Braga, proprietária da empresa LB na Obra, causou polêmica ao criticar, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, o feriado nacional em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira, 20.
A arquiteta afirmou que feriados “inventados” como este reduzem a produtividade dos trabalhadores e promovem a acomodação, gerando reações intensas e críticas online. Veja na íntegra:
"FERIADO INVENTADO"
— BT Mais (@belemtransito) November 22, 2024
A arquiteta paraense Luana Braga, proprietária da empresa LB na Obra, causou polêmica ao criticar, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, o feriado nacional em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta, 20.
📸 Reprodução pic.twitter.com/UXko7LpECv
Nas imagens, Luana comentou sobre sua visão contrária ao feriado, destacando: “Não vou me aprofundar muito nesse assunto, pois não sou uma pessoa calma. Mas, gente, pelo amor de Deus, em menos de uma semana teremos mais um feriado! E, convenhamos, é um feriado inventado, já que antes não existia”. Ela ainda afirmou que planejou trabalhar normalmente durante a data, junto aos funcionários de sua empresa.
A fala da arquiteta gerou uma onda de indignação nas redes sociais, especialmente pelo significado histórico e simbólico do Dia da Consciência Negra, idealizada em 1971. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e propõe reflexões sobre a história, a cultura e as lutas da população negra.