//

Arte em cores: artistas começam produção de painéis individuais a céu aberto

As cores podem transformar ambientes, representando tradições e identidades culturais. Esse é o objetivo da 5ª edição do projeto ‘Arte em Cores’ (@arteemcoresmove), que conta com a participação de artistas de todo o Pará e Maranhão. Os participantes começaram a produzir painéis individuais, inspirados por suas histórias de vida e pela diversidade cultural do Pará.

Ao todo, foram selecionados 50 artistas, sendo 25 de oito cidades do Pará e 25 de dez cidades do Maranhão. Durante dois meses, eles produzirão 50 painéis individuais e dois coletivos, totalizando 52 novos murais de arte urbana.”

Entre os participantes está a artista Tai Cristina, de Ourilândia do Norte, que participa pela segunda vez. Na edição anterior, ela se inspirou na produção de cacau para criar o painel ‘Cacau, Meu Ouro’. Agora, sua obra será inspirada na luta de sua mãe contra o câncer:

“O nome da obra que vou pintar nesta 5ª edição do Arte em Cores é ‘Resiliência’. Tenho muito orgulho da mulher guerreira que é minha mãe. Sei que, como ela, muitas pessoas estão buscando se curar desta doença. É minha forma de homenagear minha mãe e tantas outras pessoas que não desistem de viver. Vou pintar o painel no Posto de Saúde da Família 3 – Augusto Lima, aqui em Ourilândia do Norte”, afirmou Tai.

Imagem: Reprodução

O coordenador do projeto, Gilberto Scarpa, ressaltou o desafio e a satisfação de acompanhar o trabalho dos artistas. ‘Enfrentar uma tela em branco e transmitir arte é desafiador e emocionante. O que vemos é fruto de muito esforço, habilidade e dedicação dos artistas. Não há milagres, é trabalho duro’, comentou Scarpa.

O projeto ‘Arte em Cores‘, que promove a valorização de talentos urbanos, é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Centro Cultural Tatajuba. A iniciativa é realizada pela Vivas Cultura e Esporte em parceria com o Ministério da Cultura.