/////

Artistas de rap denunciam excessos em abordagem policial em Belém; Guarda Municipal se manifesta

Dois jovens artistas do cenário local paraense estavam praticando rimas ao estilo ritmado do rap, na Praça Santuário de Nazaré, em Belém, na tarde de quinta-feira, 19. Em determinado momento, policiais da Guarda Municipal de Belém abordaram os dois e fizeram os procedimentos de rotina com perguntas e revista. Porém, de acordo com o relato de um dos artistas, a abordagem policial foi excessiva e desproporcional.

“Durante a abordagem perguntaram se tínhamos passagem pela polícia e automaticamente nós respondemos que éramos artistas. Nada foi encontrado com a gente, nenhuma arma, nenhuma droga. O policial disse que ia me levar preso e eu me desesperei porque eu não tinha feito nada de errado, tava rimando com o meu mano. Mesmo sem ter envolvimento com o crime, mesmo sem tá com nehum entorpecente, nós fomos tratados dessa forma. Fui algemado em praça pública. Fui tratado que nem lixo em praça pública. Colocaram o joelho no meu pescoço e também forçaram muito o meu braço contra a algema. Me soltaram a algema já no final. Eu só peço que Deus proteja minha família e meus amigos para que o pior não aconteça. Eu sou artista. Eu não sou bandido. Não merecia passar por isso. Ficarei um tempo afastado das redes sociais para cuidar da minha saúde mental”, explicou um dos artistas que denunciou a abordagem.

O BT entrou em contato com a Guarda Municipal sobre o caso. Em nota, a GMB disse que os policiais realizaram a abordagem aos jovens depois que um cidadão relatou a existência de um grupo de pessoas consumindo drogas no interior da praça. Ainda em nota, a instituição disse que precisou agir com uso diferenciado da força para conter o cidadão, que foi encaminhado à Seccional de São Brás para os procedimentos cabíveis.

Confira a nota na íntegra:

“A Guarda Municipal de Belém informa que no final da tarde de quinta-feira, 19, durante ronda nas proximidades da Praça Santuário, foi acionada por um cidadão que relatou a existência de um grupo de pessoas consumindo drogas no interior do logradouro público. Os agentes foram até o espaço verificar a situação e agiram estritamente no cumprimento de suas atribuições. Os guardas municipais solicitaram aos envolvidos abordagens e revista pessoal, tendo um dos integrantes do grupo se alterado e proferido palavras de desacato aos guardas. Diante dos fatos a Guarda precisou agir com uso diferenciado da força para conter o cidadão, que foi encaminhado à Seccional de São Brás para os procedimentos cabíveis. Denúncias de eventuais excessos serão investigadas pela corregedoria da GMB.”